Relatório de Atividades
Período: Jan/Dez 1996
Atualizado em 13/02/97

Competição entre Projetos de Modelos Reduzidos de Pontes: Um Exemplo da Abordagem "Hands On"no Ensino de Engenharia

  • Coordenador
  • Unidade Executora: Departamento de Engenharia Civil 
  • Recursos Envolvidos: 
    • Financeiros: 
      • FINEP/REENGE 2: R$ 10.295,00 (aguardando liberação) 
      • CONTRAPARTIDA: R$ 260.334,00 
  • Duração do Projeto: 24 meses 
  • Situação do Projeto: 
    • Proposta Aprovada pela FINEP

    • Aguardando liberação de recursos financeiros
      Execução iniciada 

SÍNTESE DO SUB-PROJETO

Este sub-projeto integra o elenco de iniciativas do CTC da PUC-Rio apresentadas ao Edital REENGE-2 visando a introdução, no ensino de engenharia, de concursos entre grupos de alunos, utilizando a abordagem "Hands-On". O alvo deste sub-projeto é o aluno de Engenharia Civil, cursando as disciplinas de projeto (Pontes, Análise de Estruturas, Projeto de Estruturas e Materiais de Construção).

Objetivos

O objetivo geral deste sub-projeto é introduzir a abordagem "Hands-On" (aprendizado a partir da resolução de problemas concretos) no ensino de Engenharia Civil do CTC, mediante o oferecimento de um "problema desafio" (concurso) aos alunos disciplinas de projeto (Pontes, Análise de Estruturas, Projeto de Estruturas e Materiais de Construção), para resolução dentro de condições simuladas, a partir de um trabalho em equipe e em regime de competição.

O problema proposto consiste em projetar e construir modelos reduzidos de pontes perante condições técnicas e critérios de avaliação pré-definidos. Neste exercício, os alunos enfrentarão problemas atuais da engenharia civil, onde serão instados a apresentarem soluções que dependerão de diversas restrições, impostas por razões econômicas, tecnológicas, meio ambiente e de segurança, entre outras.

Subsidiariamente, este sub-projeto busca, também:
 

Relevância

São freqüentes os registros na literatura internacional em educação da Engenharia Civil o emprego de competições e desafios entre alunos de graduação referentes ao projeto e construção de modelos reduzidos de estruturas, por exemplo, pontes. Esses projetos satisfazem algumas condições iniciais e os modelos resultantes devem ser testados em laboratórios diante de um ou mais critérios técnicos previamente delineados pelo comitê técnico de avaliação.

Este tipo de atividade tem gerado entusiasmo no alunado de graduação, bem como tem fortalecido a interdisciplinaridade do curso de Engenharia Civil, conforme atestam os relatos contidos nas referências (UCL, 1990) e (CSCE, 1993).

Adicionalmente, os ensaios dos modelos reduzidos, devidamente registrados através de equipamento para filmagem de vídeo e de um banco de dados dos resultados dos ensaios em CD-ROM, servem para auxiliar o ensino de disciplinas nas áreas de análise de estruturas e de projeto, fortalecendo o atributo da interdisciplinaridade.

A relevância desse subprojeto é reforçada, ainda, pelos seguintes aspectos:

Alunos de graduação matriculados a partir do oitavo período já possuem conhecimentos essenciais nas áreas de materiais, resistência de materiais, análise estrutural e projeto de estruturas, conforme a grade curricular interdisciplinar vigente. Essas disciplinas são necessárias para a execução do projeto por parte dos alunos.
Bibliografia:

Metodologia

A metodologia da abordagem "Hands-On" a ser aplicada e testada na primeira turma de graduação (1997.1) é apresentada a seguir:
1. Apresentação do Concurso
2. Contato com o Problema Desafio e Organização para o Trabalho
3. Implementação do Plano de Trabalho das Equipes
4. Seminário de Apresentação e Avaliação
A Comissão Julgadora do concurso, formada por professores do departamento e profissionais externos (de empresas de dengenharia) convidados, premiará e divulgará os resultados da competição, interna e externamente à PUC-Rio. Os recursos financeiros para os prêmios dos três primeiros colocados deverão provir de empresas privadas de engenharia, na forma de patrocínio.

Equipe de Coordenação

Prof. José Napoleão Filho, Depto. Eng. Civil
Prof. Giuseppe Barbosa Guimarães, Depto. Eng. Civil

Resultados Esperados


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